Decisão da Petrobrás para reabertura da Fafen-PR é marco para volta ao setor de fertilizantes, diz FUP

A decisão da Petrobrás de iniciar a reativação da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S/A – ANSA, no Paraná, marca um importante retorno da empresa ao setor, alinhando-se aos esforços da categoria petroleira e petroquímica pela reabertura da Fafen-PR, fechada desde 2020. A retomada da produção de fertilizantes pela Petrobrás é parte do programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida foi comunicada pela Petrobrás na noite de quarta-feira (17/04/2024), após uma extensa reunião de diretoria. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) continuará monitorando o processo de reabertura completa da fábrica paranaense, buscando sua efetivação o mais rápido possível, e participará das negociações para a recontratação dos funcionários demitidos. Com o fechamento da Fafen-PR, cerca de mil empregados perderam seus empregos, entre eles 400 diretos e 600 indiretos.

O processo de reinício das operações da planta industrial requer a recontratação dos funcionários demitidos, que possuem a expertise necessária para acompanhar as intervenções preliminares visando o início das obras, incluindo editais e minutas de contratos para fornecimento e manutenção de materiais. Audiências no Tribunal Superior do Trabalho (TST) estão em andamento para discutir os termos de contratação dos trabalhadores da Fafen-PR, com a participação do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

 “Pretendemos finalizar na próxima semana uma proposta de acordo sobre salários e direitos dos trabalhadores, visando a contratação e recontratação oportuna, permitindo o início das atividades desses profissionais cruciais para a adequação da Fafen-PR antes do prazo limite devido às eleições de 2024, conforme determinação legal.”, declara Bacelar.

A Fafen-PR, em operação desde 1982, entrou no plano de desinvestimento da Petrobrás em 2019, durante o governo Bolsonaro. A unidade era responsável por 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia, além de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), essencial para veículos de grande porte na redução de emissões. A hibernação da Fafen-PR resultou na perda diária de 2 mil toneladas de ureia e 1.300 toneladas de amônia, fundamentais na produção de fertilizantes.

A reabertura da fábrica está inserida no plano estratégico 2024-2028 da Petrobrás e no Plano Nacional de Fertilizantes. O Brasil, atualmente o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, importa 85% do que consome. Segundo a FUP, a reativação da Fafen-PR, junto com a retomada das Fafens Bahia e Sergipe e a conclusão das obras da Fafen-MS, pode reduzir as importações de fertilizantes para 35%.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading