Hospital Ortopédico do Estado reduz tempo de espera por vagas de internação; Unidade é gerida pelo Einstein em Salvador

Administrada pelo Einstein, a unidade já realizou 2.000 atendimentos, 1.400 consultas ambulatoriais, 17.500 exames e 303 cirurgias no período.
Administrada pelo Einstein, a unidade já realizou 2.000 atendimentos, 1.400 consultas ambulatoriais, 17.500 exames e 303 cirurgias no período.

O Hospital Ortopédico do Estado, gerido pelo Einstein, conseguiu significativa redução no tempo de espera por vagas de internação em apenas 60 dias de operação. Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia indicam uma queda de 62,5%, tornando-o o menor período registrado nos últimos doze meses em hospitais ortopédicos do Estado.

Nos dois meses iniciais de atividade, a unidade realizou 2.000 atendimentos de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva, além de 1.400 consultas ambulatoriais e 17.500 exames de imagem, todos encaminhados através da Central Estadual de Regulação. No mesmo período, foram realizadas 303 cirurgias, com 75% delas envolvendo OPME (órtese, prótese e materiais especiais), utilizando técnicas que aumentam a precisão e reduzem os riscos de complicações.

Roger Monteiro Alencar, diretor do Hospital, destacou os esforços iniciais para a preparação da equipe e a adaptação da infraestrutura, seguidos por uma progressiva ampliação dos atendimentos e procedimentos, uma trajetória que se projeta nos meses futuros. Entre as intervenções cirúrgicas realizadas, aquelas relacionadas ao fêmur se destacam, representando 60% das operações na unidade, comumente associadas a casos de osteoporose em idosos e acidentes de trânsito em jovens.

Com 950 colaboradores capacitados em oito diferentes áreas e aproximadamente 20 visitas técnicas de médicos do Corpo Clínico do Einstein, os treinamentos seguiram as diretrizes da instituição, considerada a melhor da América Latina em Ortopedia. Programas de residência médica e cursos gratuitos para a comunidade já estão em andamento no Centro de Ensino e Pesquisa do hospital.

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado

Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos.

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário