ONU alerta sobre aumento de roubos de material nuclear em 2023

A Agência Internacional de Energia Atômica alerta para a necessidade de maior vigilância contra o tráfico de materiais nucleares.
A Agência Internacional de Energia Atômica alerta para a necessidade de maior vigilância contra o tráfico de materiais nucleares.

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um chamado nesta segunda-feira (20/05/2024) por uma maior vigilância contra o tráfico de materiais nucleares e radioativos, após registrar mais de 4,2 mil ocorrências nos últimos 30 anos, incluindo 350 casos relacionados ao tráfico ou uso mal-intencionado dessas substâncias. De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), 31 países relataram 168 incidentes em 2023, com pelo menos seis deles envolvendo o tráfico ou uso malicioso desses materiais. A divulgação dos dados ocorreu durante a 4ª Conferência Internacional sobre Segurança Nuclear em Viena, Áustria.

A diretora da divisão de segurança nuclear da AIEA, Elena Buglova, ressaltou a importância da vigilância contínua e do aprimoramento da supervisão regulatória para controlar e garantir o adequado manejo do material radioativo. Embora a maioria dos incidentes não esteja ligada ao tráfico ou uso malicioso, a vulnerabilidade de materiais perigosos, especialmente durante o transporte, permanece uma preocupação. Um total de 145 estados informam regularmente à AIEA sobre incidentes envolvendo materiais nucleares ou radioativos perdidos, roubados, descartados inadequadamente ou negligenciados.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142756 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário