Rio de Janeiro: Operação Rota do Rio desarticula estrutura de fornecimento de drogas do Comando Vermelho

Ação policial teve como alvo principal uma das principais estruturas de fornecimento de drogas em atacado do Rio de Janeiro.
Ação policial teve como alvo principal uma das principais estruturas de fornecimento de drogas em atacado do Rio de Janeiro.

A Secretaria de Polícia Civil divulgou, no fim da tarde desta terça-feira (21/05/2024), o resultado da Operação Rota do Rio, que teve como objetivo desarticular uma das principais estruturas de fornecimento de drogas em atacado do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Segundo informações da polícia, a organização criminosa movimentou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos ilícitos ao longo de dois anos, em uma parceria com uma das facções do estado do Amazonas.

Durante a operação, foram cumpridos 99 mandados de busca e apreensão domiciliar em diversos estados do país, incluindo Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará. Os alvos eram pessoas físicas e jurídicas ligadas ao braço operacional e financeiro do Comando Vermelho. Entre os locais de busca estavam áreas nobres da cidade do Rio de Janeiro, como Ipanema, Copacabana e Barra da Tijuca, além de comunidades como Fallet e Fogueteiro, no centro da cidade.

A ação resultou na prisão de quatro pessoas, incluindo o líder do tráfico da comunidade Fallet-Fogueteiro, conhecido como “Cocão”. Além disso, foram apreendidos mais de meio milhão de reais em drogas. As investigações, realizadas com apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), indicam que a rota utilizada para o escoamento da droga também serve para o fluxo de dinheiro do comprador para o fornecedor, revelando um esquema complexo de fornecimento e pagamento.

A operação teve como objetivo principal levantar provas para o confisco de bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico. Segundo a Secretaria de Polícia Civil, essas ações são fundamentais para desmantelar o arcabouço financeiro que patrocina o comércio ilícito da facção, enfraquecendo seu poder de atuação com risco mínimo de letalidade.

Em nota oficial, a Secretaria de Polícia Civil destacou que a operação representa um marco significativo no combate ao narcotráfico e ao crime organizado, enfraquecendo as operações do Comando Vermelho e reduzindo a criminalidade nas áreas sob sua influência.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142758 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário