Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo em águas profundas no Nordeste

A Petrobras descobriu uma nova acumulação de petróleo na Bacia Potiguar, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.
A Petrobras descobriu uma nova acumulação de petróleo na Bacia Potiguar, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

O Brasil celebra mais uma conquista na área de exploração de petróleo. A Petrobras anunciou a descoberta de uma nova acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, localizada entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Essa é a segunda descoberta na região em 2024 e representa um avanço significativo para a indústria petrolífera brasileira.

A nova acumulação de petróleo fica a aproximadamente 190 quilômetros de Fortaleza e 250 quilômetros de Natal, em profundidade d’água de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira. A descoberta foi realizada sob a Concessão POT-M-762 R15, da qual a Petrobras é operadora e detém 100% de participação.

Segundo o governo brasileiro, essa descoberta faz parte dos esforços da Petrobras para buscar a reposição de reservas e desenvolver novas fronteiras exploratórias que atendam à demanda global de energia durante a transição energética. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destaca a capacidade técnica da empresa, acumulada ao longo de quase 70 anos de experiência, para lidar com operações desse porte com total segurança.

Além das atividades na Margem Equatorial brasileira, a Petrobras adquiriu novos blocos na Bacia de Pelotas, no Sul do Brasil, e participações em blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na África. Essas ações reforçam a importância estratégica das novas reservas de óleo e gás para o país, garantindo sua segurança e soberania energética em meio a um cenário de transição energética global.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141454 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário