Presidente da Câmara Municipal de Salvador recebe Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias para 2025

Vereador Carlos Muniz (PSDB), presidente da Câmara de Salvador, recebe do prefeito Bruno Reis o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias para 2025.
Vereador Carlos Muniz (PSDB), presidente da Câmara de Salvador, recebe do prefeito Bruno Reis o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias para 2025.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), recebeu das mãos do prefeito Bruno Reis o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2025. Com estimativas de receitas de R$12 bilhões, representando um crescimento de 2,46% em relação ao orçamento de 2024, o projeto já está em apreciação pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara.

O PLDO, peça orçamentária obrigatória, define as prioridades para serem incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e, posteriormente, serem executadas no ano seguinte. Carlos Muniz ressaltou a importância do projeto e afirmou que o Legislativo municipal vai se dedicar à análise minuciosa da matéria, que será discutida e receberá emendas propostas pelos vereadores antes da votação em plenário.

Segundo o texto do PLDO, os investimentos previstos para 2025, no valor de R$1,348 bilhão, serão viabilizados por meio de recursos próprios, captação junto a instituições financeiras nacionais e internacionais, e convênios com o Governo Federal. Destacam-se financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD) e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), destinados a projetos de cultura, turismo, saneamento, requalificação urbana e inclusão social.

O programa de trabalho do governo municipal, apresentado pelo PLDO 2025, é coordenado pela Casa Civil, em colaboração com a Secretaria Municipal da Fazenda e demais órgãos da Prefeitura. O documento estabelece as orientações para a elaboração e execução da LOA, refletindo os compromissos com a sustentabilidade fiscal e as intervenções do Programa de Governo.

Luiz Carreira, secretário da Casa Civil, destacou que o PLDO contempla os principais programas e projetos relacionados às áreas sociais, infraestrutura, mobilidade, tecnologia, meio ambiente, entre outras. O documento prioriza 12 Programas de Governo com 131 ações a serem executadas em 2025, visando à eficiência fiscal e à sustentabilidade.

Entre as ações previstas estão a construção e reconstrução de escolas, ampliação e modernização de unidades de saúde, obras de mobilidade urbana, construção de habitações e a implementação do Centro de Comando de Controle de Operações. O PLDO destaca também a continuidade das obras de prevenção contra desastres provocados pelas chuvas, como a contenção de encostas e a implantação de geomantas.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário