Lançamento do livro Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua família de origem, de Jairo Santos, no Auditório do Hotel Casa de Vina, em Salvador

Na quarta-feira, 25 de maio de 2022, às 19 horas, haverá o lançamento do livro de Jairo Santos, ‘Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua família de origem’, no Auditório do Hotel Casa de Vina, em Salvador da Bahia.

O lançamento deste livro faz parte das comemorações pelo Centenário de nascimento de José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal.

A apresentação do livro é feita pela escrita mágica do poeta, escritor e jornalista Édson Lodi.

Fala Édson Lodi:

“Jairo Santos, nascido na cidade do Salvador, em 1956, é bacharel em Direito pela Universidade da Bahia. Ainda na mocidade, torna-se íntimo do fazer literário, com seus primeiros contos e poemas, ainda guardados na gaveta.

“Para publicar seu primeiro livro, adentra o sertão — mais precisamente o Recôncavo baiano — e lança seu demorado olhar às gentes simples do lugar. E talha sua obra: Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua família de origem.

“Jairo é um escritor afortunado, o que pode ser atestado pela obra que tenho em mãos, a qual tenho a honra de apresentar aos seus leitores. Em sua lavra literária, despontam prismas peculiares, luminosos, extraídos de suas muitas viagens por cidades e vilas desconhecidas da grande maioria dos brasileiros. Ao mesmo tempo, redescobrindo ângulos de antigos modos de vida — diversos e tão simples.

“Ao transcrever, com literalidade, depoimentos de lavradores, pequenos negociantes e donas de casa, nos oferece o inesperado tesouro de uma linguagem arcaica, plena de singularidade.

“Descreve lugarejos cujos nomes nos remetem a um sertão religioso e bucólico. Santana dos Olhos d’Água, Coração de Maria, Retiro, Irará e Pé de Serra são por ele revisitados, e trazem à nossa imaginação paisagens contrastantes, em que a aridez da terra areno-argilosa do Recôncavo se mescla à exuberância da flora típica – são juremas, paus-d’arco (ipês), cajuís, sucupiras…

“A árvore do cajueiro era abundante na região, e um deles, conforme veremos no transcorrer da narrativa, conserva em seus frutos o sabor inesquecível da recordação das brincadeiras de infância. Tornou-se, assim, na fabricação da farinha, um marco da natureza na própria história da família, um cajueiro tão próximo dela que adquiriu nome próprio — e o livro o revela.

“A coletânea de fotografias, generosamente publicadas, descortina-nos traços do interior, as raízes mais íntimas do povo brasileiro. São sertanejos, donas de casas e mães de abundante prole, em cujas imagens estão quase sempre arrodeados de suas famílias, com seus olhares penetrantes e, ao mesmo tempo, acanhados. Neles transparece a bondade, virtude tão comum àqueles em que a humildade é tão natural quanto a terra de onde retiram seu sustento.

“A razão maior deste livro é oferecer mais informações acerca da memória coletiva da família Gabriel da Costa, constituindo instrumento na busca de se compreender a humanidade do filho de seu Manuel e dona Prima.

“Com o tempo, o menino cresce em sabedoria, torna-se senhor de si e pastor de um grande rebanho, que se nutre de suas palavras e de sua prática — as flores e o mel, o doce servir.

“José Gabriel da Costa, recriador da União do Vegetal, conhecido como Mestre Gabriel, é o personagem mais claro e elevado no belíssimo e rústico cenário, e se nos apresenta por meio de entrevistas com seus familiares, além de minuciosa e ampla pesquisa.

“Para realizá-la, o autor, diligentemente, lançou-se a buscas documentais nos acervos da família, nos registros da Cúria Metropolitana de Feira de Santana, no Cartório de Coração de Maria, nos antigos livros de registro de terras do IBGE. O acurado trabalho, de grande extensão e profundidade, enriquece o texto, e constitui abundante fonte de referência.

“A impressionante investigação, feita com esmero durante longos 16 anos, segue as pegadas de outros memorialistas da UDV — entre eles, o já conhecido Mestre Yuugi Makiuchi, que, em 1979, com sua inseparável câmera fotográfica, registrou o cotidiano da família Gabriel da Costa.

”Yuugi, também, é protagonista de singelo acontecimento, iluminado pelos laços invisíveis da fraternidade. Episódio que a sensibilidade de Jairo Santos recolhe para o nosso conhecimento. Aqui, resumidamente, faço uma breve transcrição, livre, não literal, apenas para propiciar ao leitor uma ideia do que o espera nas páginas deste livro ímpar. São histórias luminares:

“Pedro Baio, um dos irmãos de Mestre Gabriel, era homem de pouquíssimas posses e largo coração. Yuugi, ao visitá-lo, recebe o convite para pernoitar em sua casa, feita de taipa. A esteira, onde os filhos dormiam, é oferecida ao Yuugi. Eles, por sua vez, dormiriam num lençol estendido no chão de barro batido e muito limpo. Pela manhã, a refeição simples, constituída de ovos fritos e farofa, foi servida em primeiro lugar ao hóspede que pouco conheciam.

“São atitudes que revelam o coração sertanejo, hospitaleiro, forjado em generosidades e dons de servir. E sob a pena do pesquisador nos é facultado, então, conhecer o interior da linhagem da família, a origem amorosa e fraterna de Mestre Gabriel.

“‘Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua família de origem’ é uma inestimável, riquíssima fonte de pesquisa sobre a vida do fundador da UDV, abrindo novos portais de conhecimento a respeito desse Mestre feito por Deus.

“Possibilita-nos, ainda, pela leitura fluente e prazerosa de histórias de pessoas e distantes rincões, conhecer, e mesmo vivenciar, o incomensurável sertão, que se estende para muito além dos seus limites geográficos.

“Louvemos, pois, o pesquisador e escritor Jairo Santos e sua escorreita e laboriosa pena.

“Edson Lodi

“Lua Minguante, novembro de 2021. Brasília, DF”.

O que: Lançamento do livro ‘Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua família de origem’, de Jairo Santos, Editora Pedra Nova.

Onde: Hotel Casa Di Vina. Rua Flamengo, 44, Itapuã, Salvador, Bahia

Quando: quarta-feira, 25 de maio de 2022, às 19h.

Jairo Santos
Jairo Santos
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.