Salvador: Morre cantor Zelito Miranda; Governador Rui Costa, políticos e entidades registram pesar

Forrozeiro Zelito Miranda faleceu nesta quinta-feira (11/08/2022).
Forrozeiro Zelito Miranda faleceu nesta quinta-feira (11/08/2022).

“É com muita tristeza que a família de Zelito Miranda informa que o cantor faleceu nesta madrugada, de quinta-feira (11/08/2022) para sexta-feira (12) por problemas no pulmão”.

O sepultamento acontece na tarde desta sexta-feira (12/08/2022), às 16:30 horas, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

Governador lamenta morte do cantor Zelito Miranda

O governador Rui Costa lamentou nesta sexta-feira (12), por meio das redes sociais, a morte do cantor Zelito Miranda. “Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza. A música baiana está de luto”, afirmou o governador.

O cantor de 66 anos faleceu na madrugada desta sexta-feira (12), vítima de problemas no pulmão. O sepultamento está marcado para 16h30 de hoje, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

Nascido no município de Serrinha, Zelito Miranda foi um artista multifacetado. O “Rei do forró temperado” se dedicou à arte de misturar elementos do mais autêntico forró pé-de-serra ao que há de mais moderno e cosmopolita.

Ele deixa a esposa Telma, maior parceira de sua vida, e as filhas Clarice, que espera a sua primeira neta, e Luíza.

Jerônimo Rodrigues lamenta morte de Zelito Miranda

Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo da Bahia, lamentou a morte do cantor Zelito Miranda na madruga desta sexta-feira, aos 68 anos.

“Muito triste e consternado com a perda repentina de um dos maiores nomes do nosso forró, Zelito Miranda, com quem tive a alegria de curtir o São João deste ano em visita à cidade de Dom Macedo Costa. Além de grande forrozeiro, Zelito militou pela valorização da cultura baiana e nordestina. Desejo muita força a Telma, companheira de Zelito, e a todos os seus familiares, amigos e fãs”, lamentou Jerônimo.

O velório está marcado para 16h45, no Cemitério Bosque da Paz e será aberto para fãs, familiares e amigos. Zelito é natural do município baiano de Serrinha e ficou conhecido como “rei do forró temperado”, por misturar estilos como o rock, jazz ao forró pé de serra.

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, lamenta o falecimento de Zelito Miranda

“Generosidade, essa é a palavra chave que me ocorre ao lembrar dessa grande figura: Zelito Miranda. Lembro do início de minha carreira, gravando minhas trilhas no estúdio de Zelito na Boca do Rio, sua presença simpática e acolhedora, sua figura sorridente e bem humorada. O país perde um grande forrozeiro, defensor de nossas raízes e tradições, corpo e alma mergulhados na nossa cultura popular. A sanfona vai tocar baixinho um forro tranquilo, conduzindo meu grande amigo a um lugar especial, próximo de nosso pai supremo. Viva a cultura nordestina, viva Zelito Miranda”.

Cacá Leão lamenta morte do forrozeiro Zelito Miranda

Na manhã desta sexta-feira (12), o candidato ao Senado, deputado federal Cacá Leão (PP), lamentou a triste notícia do falecimento do forrozeiro baiano Zelito Miranda. Considerado um dos ícones do forró, o artista morreu aos 66 anos, devido a problemas no pulmão.

“Uma sexta sem o tilintar do triângulo e marcação da zabumba, só o lamento da sanfona. Triste a notícia do falecimento do forrozeiro baiano Zelito Miranda. Ele escreveu um capítulo especial na cultura nordestina e alegrou muitas festas juninas. Minha solidariedade aos familiares”, lamentou Cacá.

Targino Gondim lamenta o falecimento do “amigo” Zelito Miranda

O forrozeiro, cantor e compositor Targino Gondim lamentou o falecimento de Zelito Miranda, nesta madrugada. O sepultamento foi realizado às 16h30, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador. O artista tinha 67 anos e faria aniversário no próximo dia 30. Ele faleceu por problemas no pulmão e tinha esposa e duas filhas, chamadas Luiza e Clarice

Targino Gondim lamentou que “se foi o colega e parceiro Zelito Miranda, o nosso Rei do Forró Temperado”. Segundo Targino Gondim, o trabalho do nosso “Cabeludo” foi de extrema importância pra o forró baiano. “Muito obrigado por tudo, amigo querido. Que Deus o tenha, o abençoe e conforte a toda sua família e amigos.

Trajetória de Zelito Miranda

Nascido em 1956, em Serrinha, Zelito Miranda era uma das grandes referências da música junina na Bahia. Inclusive, lançou um disco intitulado MPN (Música Popular Nordestina). Mas também teve incursões no rock, MPB e teve participação no grupo Novos Bárbaros. Mas sua marca foi ser conhecido como o ‘Rei do Forró Temperado’.

Robinson Almeida presta homenagem póstuma à Zelito Miranda.
Robinson Almeida presta homenagem póstuma à Zelito Miranda.

Leia +

Feira de Santana: Governo Colbert Martins lamenta morte do forrozeiro Zelito Miranda

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10925 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.