Brasil e Emirados Árabes avançam no desenvolvimento de míssil antinavio de longo alcance

Marinha do Brasil destacou que já foram efetuados cinco lançamentos de mísseis antinavio com sucesso.
Marinha do Brasil destacou que já foram efetuados cinco lançamentos de mísseis antinavio com sucesso.

Na quarta-feira (14/06/2023), a Marinha do Brasil e o Grupo EDGE, conglomerado da área de defesa dos Emirados Árabes Unidos, assinaram uma parceria de cooperação para o desenvolvimento de uma família de mísseis antinavio.

O acordo envolve o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) que vai equipar as quatro novas fragatas classe Tamandaré, que deverão estar prontas a partir de 2025.

De acordo com o chefe do Estado-Maior da Marinha, o almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, com o acordo a Marinha brasileira impulsiona o desenvolvimento tecnológico no país.

Além disso, a Marinha pretende criar um modelo de negócio sustentável e obter uma vantagem competitiva em termos de venda e produção desses mísseis.

“Assim, fortaleceremos a pesquisa, o desenvolvimento e inovação que favorecem a ampliação do projeto MANSUP e das nossas capacidades operativas, impulsionando os nossos esforços no longo prazo”, afirmou.

Com relação ao projeto, a Marinha do Brasil destacou que já foram efetuados cinco lançamentos de mísseis antinavio com sucesso, avançando para a fase de qualificação dos subsistemas.

“Estou confiante que a experiência da Marinha do Brasil nas ações decorrentes desse Protocolo de Intenções com o Grupo EDGE abre caminho para uma nova fase, que visa à produção em escala industrial desse míssil, garantindo importante soberania tecnológica à nossa Marinha”, enfatizou o almirante.

*Com informações da Sputnik.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário