Copom do Banco Central reduz taxa de juros para 13,25%; Início de ciclo de queda na Selic é anunciado

Queda da inflação nos últimos meses e redução das expectativas de alta dos preços no longo prazo influenciaram decisão.
Queda da inflação nos últimos meses e redução das expectativas de alta dos preços no longo prazo influenciaram decisão.

Em decisão anunciada nesta quarta-feira (02/08/2023), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia de 13,75% para 13,25%, após um ano mantendo o mesmo patamar. O corte de 0,5% foi motivado pela redução da inflação nos últimos meses e pelas expectativas de queda dos preços no longo prazo. Carla Beni, economista da FGV, destaca que a decisão mostra cautela em relação ao cenário internacional, mas revela um panorama interno favorável para o início do ciclo de redução dos juros. O Copom fará mais três reuniões este ano, prevendo uma queda de 1,5% na Selic até o fim de 2023.

O contexto econômico e o papel do Banco Central: decisões técnicas

A redução da taxa de juros foi uma decisão tomada coletivamente pelo Copom, não sendo exclusivamente determinada pelo presidente do Banco Central. O colegiado analisa diversos fatores econômicos, nacionais e internacionais, como inflação, expectativas, PIB e desemprego, antes de definir a direção da Selic. Rodrigo Leite, professor de Finanças e Controle Gerencial da UFRJ, ressalta que as decisões não são motivadas por interesses políticos, mas sim por critérios técnicos. Outros países também adotaram medidas semelhantes, indicando que a decisão brasileira foi baseada em fundamentos econômicos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141821 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário