Presidente Lula denuncia genocídio em Gaza e reforça apoio à criação do Estado Palestino durante evento cultural da Petrobras

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante lançamento do Programa Petrobras Cultural, no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 2024.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante lançamento do Programa Petrobras Cultural, no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 2024. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta sexta-feira (23/02/2024), Durante o lançamento do novo edital do Programa Petrobras Cultural, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou suas críticas à atuação de Israel na Faixa de Gaza, classificando as ações como genocídio. Lula, que comparou o conflito à tragédia do Holocausto, defendeu a criação do Estado Palestino, recebendo apoio entusiasmado do público presente. Além das questões geopolíticas, o presidente abordou a falta de efetividade do Conselho de Segurança da ONU e comentou sobre propostas brasileiras para a presidência do G20.

Ao abordar a situação em Gaza, Lula afirmou que o que ocorre não é uma guerra, mas um genocídio que afeta a população civil. Em meio a críticas à atuação da ONU, especialmente do Conselho de Segurança, o presidente destacou a falta de efetividade das decisões tomadas por essas instâncias em casos como o conflito em Gaza.

O evento também marcou o lançamento do edital do Programa Petrobras Cultural, que promete o maior investimento da história, destinando R$ 250 milhões para projetos culturais que valorizem a economia criativa e a diversidade, com foco especial na regionalidade e brasilidade. As declarações de Lula durante o evento cultural ressaltaram a complexidade das questões internacionais, entrelaçando-as com iniciativas culturais de grande impacto.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141851 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário