Ministério Público solicita tombamento de Capela, Igreja Matriz e Museu de Monte Santo

Vista aérea de Monte Santo.
Vista aérea de Monte Santo.

O Ministério Público estadual, através do promotor de Justiça Adriano Nunes de Souza, ingressou com uma ação civil pública na terça-feira (05/03/2024), solicitando à Justiça que determine, com urgência, o tombamento provisório, a cargo do Município, da Capela de Santa Cruz, da Igreja Matriz e do Museu de Monte Santo. A ação também visa proibir a Diocese de Senhor do Bomfim de efetuar alterações arquitetônicas e obrigar a realização de reformas estruturais essenciais para a preservação dos imóveis em seu aspecto histórico-cultural e arquitetônico.

De maneira definitiva, o Ministério Público busca que a Justiça determine ao Município o tombamento permanente desses imóveis e à Diocese a responsabilidade pela preservação da estrutura característica da Capela de Santa Cruz e da Igreja Matriz. Além disso, o órgão requer que o Município requisite o Registro Especial junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para patrimonializar a Via Crucis de Monte Santo. Em caso de danos irreparáveis, o MP pleiteia que tanto o Município quanto a Diocese sejam condenados a indenizar tais prejuízos, cujo montante será determinado por perícia técnica e revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

A ação fundamenta-se em informações do Relatório do Ipac de 2016, elaborado durante a 1ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Itapicuru, que indicou a necessidade de aplicação de medidas de proteção ao patrimônio cultural aos bens identificados. Apesar disso, em 2019, a Diocese manifestou desinteresse no tombamento recomendado, alegando que o imóvel não possuía natureza de patrimônio histórico-cultural. Diante da ausência de comprovação de ação municipal para o tombamento, o Ministério Público se viu compelido a apresentar a ação judicial.

Vista da Capela de Monte Santo.
Vista da Capela de Monte Santo.
Vista da Capela de Monte Santo.
Vista da Capela de Monte Santo.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário