Registro de casamentos entre pessoas do mesmo sexo atinge nível recorde em 2022

Dados do IBGE revelam crescimento significativo no número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2022.
Dados do IBGE revelam crescimento significativo no número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2022.

No ano de 2022, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo registrado em cartórios de registro civil apresentou um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior, totalizando 11 mil registros. Essa marca representou o maior índice desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios não poderiam recusar a celebração desse tipo de união.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27/03/2024), no Rio de Janeiro. Segundo as Estatísticas do Registro Civil, a maioria dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi entre cônjuges femininos, correspondendo a 60,2% do total.

Apesar desse crescimento, os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo ainda representaram apenas 1,1% do total de 970 mil casamentos registrados no país em 2022, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

É importante notar que, embora tenha havido crescimento em 2021 e 2022, o número total de casamentos no país ainda não recuperou a média dos cinco anos anteriores à pandemia, como ressaltou a pesquisadora do IBGE, Klívia Brayner. A média anual de casamentos antes da pandemia era de mais de 1 milhão, enquanto em 2022 não foi possível atingir esse patamar.

Além disso, o IBGE observou um aumento na idade dos cônjuges, com mais mulheres se casando por volta dos 29 anos e homens por volta dos 31 anos. Também se destaca o aumento significativo de casamentos em que um dos cônjuges é divorciado ou viúvo, representando 30% do total de casamentos civis realizados.

Em relação aos divórcios, em 2022 foram contabilizados 420 mil divórcios concedidos em primeira instância ou realizados por escrituras extrajudiciais, um aumento de 8,6% em relação a 2021. A guarda compartilhada tem sido uma opção cada vez mais frequente, respondendo por 37,8% dos casos em 2022, em comparação com os 7,5% em 2014.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário