ONU apela para cessar retaliações no Oriente Médio após ataque de Israel contra o Irã

Crianças escalam as ruínas de uma propriedade em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, após destruição provocada pelas forças militares de Israel contra palestinos
Crianças escalam as ruínas de uma propriedade em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, após destruição provocada pelas forças militares de Israel contra palestinos

Nesta sexta-feira (19/04/2024) o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, fez um apelo urgente para a interrupção do ciclo de retaliações no Oriente Médio, em resposta aos recentes ataques perto de uma usina nuclear no Irã. O comunicado veio após relatos de bombardeios israelenses na região, que levantaram preocupações sobre a segurança nuclear e o risco de um conflito regional mais amplo.

Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, reforçou o pedido de Guterres por moderação, destacando que as instalações nucleares devem ser preservadas de ataques em conflitos militares. A AIEA confirmou que não houve danos às instalações nucleares iranianas, apesar dos relatos de ataques de drones na província de Isfahan.

Enquanto isso, em Gaza, a situação humanitária deteriora-se com a destruição de hospitais, afetando severamente os serviços de saúde, especialmente obstetrícia. O Fundo de População da ONU para o Estado da Palestina relatou um aumento significativo no número de partos complicados, atribuído à desnutrição, desidratação e medo entre as mulheres grávidas.

Dominic Allen, representante do UNFPA, descreveu a destruição arbitrária de equipamentos médicos em Gaza, incluindo aparelhos de ultrassom danificados, que comprometem a capacidade dos hospitais de fornecer cuidados essenciais. O Hospital Nasser, em particular, enfrenta desafios significativos para retomar suas operações plenas, necessitando de reparos urgentes em infraestrutura básica e equipamentos médicos.

A missão do UNFPA, em colaboração com a OMS, OCHA e UNRWA, destacou o medo palpável entre os habitantes de Gaza, exacerbado pela ameaça contínua de incursões israelenses. A situação em Gaza reflete a urgência do apelo da ONU para uma desescalada imediata e ação coletiva para evitar um agravamento da crise.

*Com informações da ONU News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10938 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário