Professor da rede estadual da Bahia conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador; João Luiz Costa ministra aulas em Feira de Santana

Professor João Luiz Costa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, em Feira de Santana.
Professor João Luiz Costa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, em Feira de Santana.

O professor João Luiz Costa, conhecido como “Professor John” pelos alunos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, em Feira de Santana, alcançou o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu projeto, intitulado Pretitude em Foco, foi selecionado entre 35 finalistas de todo o país, competindo com mais de três mil trabalhos pedagógicos inscritos. O projeto envolve ensaios fotográficos em que os próprios estudantes atuam como modelos, fotógrafos e maquiadores, após participarem de oficinas e minicursos oferecidos pela escola.

As fotografias resultantes foram exibidas em diversas instituições públicas e privadas da região de Feira de Santana, além de serem incorporadas ao acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O reconhecimento desta premiação ressalta não apenas o mérito individual do professor, mas também a importância do trabalho colaborativo e da valorização do ensino, evidenciando o potencial transformador da educação.

Em suas palavras, o premiado expressou a significância desse feito para sua trajetória como educador, destacando que a vitória não é apenas sua, mas de todos que compartilharam essa jornada. Para ele, o prêmio reforça a crença no poder da educação e na necessidade de valorização do trabalho dos professores. Independente do desfecho da etapa nacional, João Luiz Costa se sente vitorioso ao lado dos professores e estudantes envolvidos no Pretitude em Foco, pela visibilidade alcançada para a EJA e a educação baiana. Desde a infância, o professor alimentava o sonho de ser educador para impactar positivamente a vida das pessoas, e essa conquista representa um marco nessa jornada.

O Pretitude em Foco não apenas destaca a criatividade e inovação pedagógica do professor João Luiz Costa, mas também sua contribuição para a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da diversidade cultural. O projeto foi contemplado pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, e Makota Valdina, em 2024, iniciativas do Governo do Estado da Bahia. Esses reconhecimentos ressaltam a relevância do trabalho desenvolvido pelo professor não apenas no âmbito educacional, mas também social e cultural.

O Prêmio Educador Transformador é fruto da fusão entre o Prêmio Professor Transformador, realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, e o Prêmio Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esta premiação reconhece práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com 3.460 projetos inscritos em sua segunda edição, os vencedores nacionais serão anunciados durante a Bett Brasil 2024, o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, em São Paulo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10838 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário