Votação de emenda que pedia eleições diretas completa 40 anos

Manifestação pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para presidente no Brasil.
Manifestação pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para presidente no Brasil.

Há exatos 40 anos, em 25 de abril de 1984, uma votação histórica no Plenário da Câmara dos Deputados marcou a luta pela democracia no Brasil, com a rejeição da proposta de emenda à Constituição que buscava estabelecer eleições diretas para presidente. O movimento, liderado pelo então deputado federal Dante de Oliveira, mobilizou milhões de brasileiros em um clamor por participação popular no processo eleitoral.

A votação da Emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para presidente a partir de 1985, foi um marco na história política do Brasil. Apresentada em um contexto pós-ditadura militar, a proposta representava a esperança de uma transição democrática efetiva no país. No entanto, apesar do apoio massivo da população, o projeto foi derrotado no Congresso Nacional por apenas 22 votos.

A mobilização popular em prol das Diretas Já, como ficou conhecida a campanha pela aprovação da emenda, foi intensa e abrangente. Grandes comícios reuniram milhões de pessoas em diversas cidades do país, demonstrando a vontade do povo brasileiro de participar ativamente do processo político. Artistas, políticos, trabalhadores e cidadãos de todas as classes sociais uniram-se em um movimento que se tornou símbolo da luta pela democracia.

Apesar da derrota na votação da emenda, o movimento pelas Diretas Já deixou um legado de mobilização e engajamento cívico que perdura até os dias de hoje. Ainda em 1984, a primeira eleição presidencial civil desde o fim da ditadura militar ocorreu de forma indireta, no Colégio Eleitoral, levando Tancredo Neves à presidência. A promulgação da Constituição de 1988 restabeleceu as eleições diretas no Brasil, consolidando o avanço democrático conquistado com muito esforço e determinação.

O programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, dedicará uma edição especial à trajetória do movimento pelas Diretas Já, relembrando os momentos marcantes e as personalidades que fizeram parte dessa jornada rumo à democracia.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141607 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário