Bombeiros baianos continuam buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul

Bombeiros militares da Bahia enfrentam desafios em buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul.
Bombeiros militares da Bahia enfrentam desafios em buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira (08/05/2024), a tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) intensificou suas operações no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, na busca por três pessoas desaparecidas na região. No entanto, as condições climáticas adversas obrigaram a suspensão das buscas no início da tarde, por volta das 14h. Durante as operações, uma retroescavadeira, que auxiliava os bombeiros, ficou atolada, demandando uma operação de resgate que durou cerca de uma hora.

Além das operações em Bento Gonçalves, as equipes também realizaram buscas em Galópolis, distrito de Caxias do Sul, focando em áreas próximas a cursos d’água e em locais suscetíveis a deslizamentos. O objetivo nessas áreas era localizar 14 pessoas desaparecidas, contribuindo para o total de 100 pessoas ainda procuradas em todo o estado.

O coronel BM Jadson Almeida, em entrevista, ressaltou a complexidade e a minuciosidade do trabalho dos bombeiros, que utilizam ferramentas simples como pás e, em casos específicos, contam com o apoio de equipamentos como retroescavadeiras. O oficial enfatizou que as operações seguem indicações de familiares e são organizadas em quadrantes para garantir uma busca detalhada e exaustiva.

Desde a chegada dos militares da Bahia ao Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (2), foram resgatadas 212 pessoas em áreas de risco, além de 20 animais. Infelizmente, seis corpos foram recuperados durante as operações de busca. Os bombeiros destacaram os riscos constantes de novos deslizamentos de terra, especialmente em áreas onde a instabilidade do solo já causou cerca de 100 eventos desse tipo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário