Dependência da Ucrânia do Ocidente preocupa líder da UE em meio à guerra

Chefe das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, alerta para os riscos de um possível corte no fornecimento de armas à Ucrânia.
Chefe das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, alerta para os riscos de um possível corte no fornecimento de armas à Ucrânia.

Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, expressou preocupação com a dependência da Ucrânia dos suprimentos ocidentais durante a guerra em curso. Em uma palestra na Universidade de Oxford, Borrell lamentou o atraso na ajuda militar dos EUA à Ucrânia, alertando que seis meses podem ser decisivos para o desfecho do conflito. Ele ressaltou que, se o Ocidente cortasse o fornecimento de armas, a Ucrânia seria forçada a se render em poucas semanas.

Borrell também destacou a falta de unidade entre os países da União Europeia em relação à Rússia, enfatizando que alguns consideram Moscou um “bom amigo”. Ele expressou preocupação com a política da UE, que exige unanimidade nas decisões, tornando-a vulnerável a vetos individuais. O líder da UE reiterou que a Rússia representa uma ameaça existencial para a Europa.

Os países ocidentais têm apoiado Kiev com suprimentos de armas, doações, ajuda humanitária e sanções contra Moscou. No entanto, Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, alertou que qualquer envio de armas à Ucrânia se tornaria um alvo legítimo para as Forças Armadas russas, sugerindo que os países ocidentais que apoiam Kiev estão se tornando parte do conflito.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141881 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário