Número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 161

Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualiza balanço de vítimas e impactados pelo maior evento climático já registrado no estado.
Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualiza balanço de vítimas e impactados pelo maior evento climático já registrado no estado.

O número de vítimas fatais em consequência das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul subiu para 161, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (21/05/2024). O evento climático, considerado o mais severo já registrado no estado, deixou ainda 85 pessoas desaparecidas e 806 feridas.

A catástrofe afetou diretamente 2.339.508 pessoas, o que corresponde a 21,49% dos 10,88 milhões de habitantes do estado. Ao menos 654.194 gaúchos estão fora de suas residências. Destes, 581.633 foram desalojados e encontram abrigo temporário em casas de familiares, amigos ou conhecidos, enquanto 72.561 estão sendo acolhidos em um dos 839 abrigos cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.

A região metropolitana de Porto Alegre é a mais afetada, concentrando 54,09% da população desabrigada. A segunda região mais impactada é o Vale dos Sinos, com 26,98% dos desabrigados.

O trabalho de resgate resultou na retirada de 82.666 pessoas de áreas de risco. Além dos esforços humanos, a Defesa Civil também contabilizou o resgate de 12.358 animais silvestres e domésticos, a maioria sendo cães e gatos, que foram retirados das áreas atingidas pelas chuvas.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 464 tiveram suas rotinas impactadas, representando 93,36% de todas as cidades do estado. A magnitude do evento climático evidenciou a necessidade de uma resposta rápida e coordenada das autoridades para minimizar os danos e prestar assistência à população afetada.

A Defesa Civil e outras entidades envolvidas continuam monitorando a situação e prestando assistência aos necessitados. As autoridades estaduais têm enfatizado a importância de seguir as orientações de segurança e buscar informações atualizadas através dos canais oficiais. A reconstrução das áreas afetadas e o apoio aos desabrigados são prioridades para os próximos meses, enquanto o estado se recupera dessa calamidade sem precedentes.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário