Óculos Orcam doados pelo Governo da Bahia transformam vida de estudantes com deficiência visual

Estudantes da rede estadual da Bahia recebem óculos Orcam, aprimorando sua educação e autonomia.
Estudantes da rede estadual da Bahia recebem óculos Orcam, aprimorando sua educação e autonomia.

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação (SEC), realizou a doação de óculos Orcam para estudantes com deficiência visual. Entre os beneficiados está Carlos Christian, residente em Varzedo e aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição. Christian, que possui deficiência visual total, recebeu o dispositivo que utiliza inteligência artificial para auxiliar na leitura e outras atividades diárias.

Christian, que é programador e desenvolvedor de aplicativos, planeja cursar robótica na universidade. Com os óculos Orcam, ele relata uma transformação significativa em sua vida, permitindo a leitura de livros físicos, identificação de produtos em supermercados, reconhecimento de pessoas e uso de dinheiro. “A gente consegue alcançar mundos que não alcançava antes”, afirmou, destacando a importância do dispositivo em sua rotina.

A tecnologia tem permitido a Christian superar expectativas de rendimento escolar, tornando-se ainda mais ativo nas atividades do colégio. O diretor do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, Adenor Simões, destacou que Christian tem utilizado o Orcam em todas as suas atividades, melhorando seu desempenho e participação.

O Governo do Estado adquiriu 1398 óculos Orcam, investindo mais de R$ 3,6 milhões para beneficiar todos os alunos da rede estadual cadastrados com deficiência visual total ou baixa visão. Até o momento, 252 unidades foram entregues, e a segunda remessa, com 300 equipamentos, está destinada a alunos dos 27 territórios de identidade baianos. Os óculos, equipados com uma câmera inteligente, capturam imagens e convertem as informações visuais em áudio em tempo real, proporcionando maior autonomia aos usuários.

Alexandre Fontoura, coordenador de educação especial da SEC, afirmou que a iniciativa visa fortalecer a educação inclusiva, permitindo que os alunos com deficiência visual alcancem condições de igualdade em relação aos demais estudantes. “A gente visa, com essas tecnologias assistivas, dar autonomia a esse sujeito”, ressaltou.

No Centro de Atendimento Educacional Especializado Alberto de Assis, em Salvador, João Marcos, de 17 anos, também foi beneficiado com os óculos Orcam. Deficiente visual desde os 12 anos, João viaja semanalmente de Araçás para Salvador para aprender braile e outras atividades inclusivas. Ele expressou confiança de que os óculos facilitarão sua leitura autônoma.

Leonardo Assis, professor do Centro de Atendimento Educacional Especializado Alberto de Assis, explicou que o desenvolvimento dos alunos com os óculos Orcam é processual e envolve o apoio da família. Valmira Fernandes, mãe de João Marcos, demonstrou emoção ao ver o progresso do filho, destacando a importância do dispositivo na vida dele.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 11044 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário