Prefeito de Porto Alegre critica taxas bancárias em meio à crise socioambiental

Sebastião Melo manifesta preocupação com os altos juros que dificultam a recuperação econômica após desastres no RS.
Sebastião Melo manifesta preocupação com os altos juros que dificultam a recuperação econômica após desastres no RS.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (21/05/2024), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou sua preocupação com as taxas de juros cobradas pelas instituições bancárias em meio à atual crise socioambiental enfrentada pelo Rio Grande do Sul. Melo criticou os altos custos do crédito, argumentando que tais taxas dificultam consideravelmente a recuperação econômica do estado.

“Quero fazer um apelo aos banqueiros. Vejo tanta propaganda de banqueiros oferecendo dinheiro, mas com estes juros que estão oferecendo… Será que só tem pedra no coração? Será que não estão olhando para a calamidade do Rio Grande do Sul? Será que não é hora de dizer assim: ‘gente, vamos deixar para ganhar dinheiro depois!’?”, questionou Melo durante a entrevista.

O prefeito ressaltou que, com as atuais taxas de mercado, torna-se praticamente inviável para empresas e famílias obterem os empréstimos necessários para reparar os estragos e retomar as atividades produtivas. Nesse sentido, ele anunciou uma série de medidas municipais para apoiar financeiramente os moradores de Porto Alegre afetados pelos temporais que atingiram o estado no final de abril.

Durante a mesma entrevista, Melo sugeriu que o governo federal estabeleça um programa semelhante ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) para ajudar os municípios gaúchos. Ele enfatizou que a retomada econômica da região exigirá medidas além das ações municipais.

“Vislumbramos um cenário complicado do ponto de vista das finanças. Vamos ter uma pressão muito forte por serviços, pois precisamos reconstruir a cidade. E, ao mesmo tempo, há grandes chances de termos perdas expressivas de arrecadação já que muitas empresas foram atingidas e não conseguirão, de uma hora para a outra, voltar a recolher [os tributos] que recolhiam”, acrescentou o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário