Projeto Brasil Mais Empreendedor transforma ideias em negócios sustentáveis na Bahia; Iniciativa capacita jovens

Yuri Steven, músico baiano, converte talento em empreendimento lucrativo e planeja lançar edutech na área musical.
Yuri Steven, músico baiano, converte talento em empreendimento lucrativo e planeja lançar edutech na área musical.

O cenário econômico atual tem levado muitos a buscar no empreendedorismo uma alternativa promissora, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades no mercado de trabalho. Contudo, a falta de conhecimento sobre como iniciar um negócio é um obstáculo significativo. O músico baiano Yuri Steven superou esse desafio por meio do projeto Brasil Mais Empreendedor, que o capacitou a transformar seu talento musical em um negócio sustentável.

Yuri relatou que, antes do projeto, tinha apenas uma noção superficial do que era empreender.

“Eu ouvia por alto o que era empreender. Conhecia as possibilidades que o empreendedorismo poderia trazer, mas eu não sabia como dar os primeiros passos. Com o auxílio do curso, eu tive uma visão mais ampla do que é construir um negócio, realizar o posicionamento, criar uma identidade visual, estratégias de marketing e tudo que é preciso para formalizar uma microempresa”, afirmou Yuri.

A música, que inicialmente não era vista por Yuri como uma oportunidade real de negócio, tornou-se sua principal fonte de renda. Através do curso, ele aprendeu sobre características empreendedoras, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas e outros temas essenciais para formalizar seu empreendimento. Hoje, ele presta serviços musicais para bandas e desenvolve um novo projeto, uma edutech voltada para o segmento musical.

A edutech, em desenvolvimento com a orientação de especialistas do projeto Brasil Mais Empreendedor, visa auxiliar músicos a se desenvolverem como empreendedores. “A ideia é criar uma edutech no ramo da música para ajudar profissionais a se enxergarem e se desenvolverem como empreendedores. Quero criar uma comunidade de músicos para compartilhar conteúdos, experiências e trabalhos. Assim como uma empresa tem vários braços, eu também posso atuar em vários setores. Isso eu aprendi no projeto”, explicou Yuri.

O projeto Brasil Mais Empreendedor, realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, oferece formação gratuita para empreendedores de 12 bairros periféricos de Salvador e região metropolitana. Mais de 300 jovens baianos foram beneficiados pela iniciativa, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação e contribuir para o desenvolvimento de novos negócios e o fortalecimento de empreendedores em estágio inicial. A Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA) coordena tecnicamente o projeto.

Alana Elias, presidente da AJE-BA, ressaltou a importância da dedicação e do comprometimento no processo empreendedor.

“Não desanime diante dos desafios e esteja sempre disposto a aprender e aprimorar suas habilidades. Assim como Yuri mostrou, com determinação e planejamento, é possível transformar seus sonhos em realidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade”, afirmou Alana.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142767 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário