Fórum Bahia-China celebra 50 anos de relações bilaterais

Tian Min, consulesa-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, palestra durante II Fórum Bahia-China. Evento reúne autoridades e especialistas para discutir cooperação em cidades inteligentes e energia limpa.
Tian Min, consulesa-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, palestra durante II Fórum Bahia-China. Evento reúne autoridades e especialistas para discutir cooperação em cidades inteligentes e energia limpa.

Nesta terça-feira (21/05/2024), Salvador sediou o II Fórum Bahia-China, evento que marcou as comemorações dos 50 anos de relações bilaterais entre Bahia e China. Realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o fórum ocorreu no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, com programação das 8h às 17h. A mesa de abertura contou com a presença da consulesa-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Tian Min.

José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, destacou a importância da relação comercial, econômica e amigável entre Bahia e China, principal parceiro econômico do estado em diversos setores. Ferreira mencionou que a pauta comercial do ano anterior alcançou mais de 100 bilhões de valores reais e enfatizou os ganhos com a troca de expertise e tecnologia. Dois memorandos de entendimento foram assinados com a China, envolvendo a SEI, a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Shandong, com foco em logística de transporte, economia de baixo carbono e construção de cidades inteligentes.

A consulesa-geral Tian Min destacou o momento favorável para a realização do evento, tanto pela celebração do cinquentenário quanto pelas boas relações entre os países. Ela ressaltou a importância do fórum para impulsionar relações amigáveis e promover avanços em áreas como cidades inteligentes, energia limpa e tecnologia.

O fórum também marcou o lançamento do livro comemorativo “China Brasil, 50 anos de Diplomacia – Novas Rotas para um Novo Tempo”, que inclui um artigo da SEI. Ferreira convidou todos a lerem o artigo que detalha a relação da Bahia com a China e mencionou que no ano anterior, 32 servidores foram enviados à China, custeados pelo Consulado e pelo Ministério do Comércio, como parte de um investimento do Governo do Estado no desenvolvimento de seu patrimônio humano.

O evento contou com a presença de diversos representantes do Governo do Estado, incluindo os secretários de Turismo, Maurício Bacelar; de Cultura, Bruno Monteiro; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, além de outros gestores baianos e chineses. Bacelar enfatizou a estreita relação da Bahia com a China e destacou a importância de fóruns como este para fortalecer os laços culturais e comerciais, além de promover o turismo de eventos na Bahia.

A parceria sino-brasileira atual reflete significativos avanços e ocupa uma posição de destaque na política externa do governo brasileiro e nas articulações promovidas pelo Governo da Bahia. A geração de emprego é um dos benefícios mais tangíveis, com a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) anunciando a criação de 10 mil postos de trabalho na Bahia com suas novas plantas. Outros investimentos ocorrem em áreas como mineração, energia, agropecuária, logística e sustentabilidade.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 11044 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário