Feira de Santana: Lançamento do Portal Cultural revela êxito do projeto

Organizadores comemoram lançamento do Portal Cultural de Feira de Santana.
Organizadores comemoram lançamento do Portal Cultural de Feira de Santana.
Organizadores comemoram lançamento do Portal Cultural de Feira de Santana.
Organizadores comemoram lançamento do Portal Cultural de Feira de Santana.

Mesmo após encerramento de inscrições devido ao preenchimento das primeiras 50 vagas para formação e qualificação de agentes culturais em Feira de Santana, houve lista de espera para arriscar credenciamento e participação no Portal Cultural, lançado nesta segunda (19/03/2018). O Centro de Cultura Amélio Amorim terá as noites movimentadas pelos feirenses que irão cursar cinco horas/aula por dia até na sexta-feira (23/03/2018). No final de semana, o curso intensificará para dois turnos até o enceramento no fim da tarde de domingo (25).

A primeira das cinco cidades pelas quais o projeto irá oferecer aulas presenciais gratuitas até julho de 2018, mostra que a iniciativa, que disponibiliza equipe capacitada e material didático exclusivo, já é um êxito de procura e recepção do público, composto por artistas, produtores, gestores, ativistas culturais e interessados na área. “É uma oportunidade que me deixa satisfeita em aproveitar, porque não basta gostar da área, tem que ter um aval de aprendizagem e experiências que te assegura a se estabelecer no mercado”, relata a aluna Suelly Velame.

A equipe de organizadores e ouvintes se mostra engajada em enriquecer o conhecimento e tirar todo proveito instrutivo do Portal Cultural, realizado com parcerias e apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016, do Fundo de Cultura.

O historiador especializado em Arte e Patrimônio cultural, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, Igor Souza, foi o primeiro responsável pela explanação, acerca das Culturas Brasileiras e Baianas a partir do detalhamento da “identidade nacional”. Ao longo da semana, o mestre em educação e produtor cultural graduado em Produção em Comunicação e Cultura, Ugo Mello, falará sobre políticas Culturais no Brasil e Financiamento; o gestor e consultor especializado no desenvolvimento e na sustentabilidade de empreendedores e empreendimentos criativos, Júlio Marques, ministrará sobre Economia Criativa e Empreendedorismo;

Ainda, a comunicadora e pesquisadora, pós graduada em Produção e Crítica Cultura e mestranda no Programa da História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Luana Roberta, transmitirá saberes acerca da Gestão e produção cultural; o jornalista especializado em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, Nilton Lopes, instruirá sobre Comunicação e expressão oral;

Para conclusão, as aulas intensivas e práticas de elaboração e execução de projetos ficam a cargo da gestora cultural, pesquisadora, articuladora e educadora popular especialista em Gestión Cultural y Políticas Culturales e em Produção Cultural e Mídia, Saliha Rachid; e a análise e prestação de contas pela gestora cultural e de projetos, pesquisadora do Centro de Estudo Multidisciplonares em Cultural e mestranda em Pós-Cultura, Gleise Oliveira. Todos os módulos pensados em tornar o coletivo apto à atuação no mercado cultural do Território Portal do Sertão.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141601 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.