Feira de Santana celebra 190 anos com o retorno do Monumento do Vaqueiro

Monumento foi reinstalado na avenida Olímpio Vital e é uma homenagem à cultura local. (Foto: ACM/PMFS)
Monumento foi reinstalado na avenida Olímpio Vital e é uma homenagem à cultura local. (Foto: ACM/PMFS)

No dia do 190º aniversário de emancipação política de Feira de Santana, a comunidade foi agraciada com um presente significativo: o retorno do Monumento ao Vaqueiro à avenida Olímpio Vital. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Colbert Martins Filho e contou com a presença de secretários municipais e membros da comunidade local.

A escultura, uma obra de arte em aço contorcido, é da autoria do arquiteto Danilo Freitas. Nessa criação única, o artista buscou capturar a imagem do vaqueiro montado a cavalo, que, quando observada de diferentes ângulos, dá a impressão de estar em movimento.

A peça foi confeccionada em aço patinável, também conhecido como corten, que possui propriedades anticorrosivas e é reconhecido por sua longa durabilidade. O monumento possui impressionantes dois metros de altura por três metros e meio de comprimento, pesando cerca de 500 kg.

Durante a inauguração, Danilo Freitas compartilhou sua inspiração para a obra e expressou sua honra em ver sua arte em exibição para todos os cidadãos.

“O ponto de partida para a construção desse monumento foi a representação do vaqueiro em seu ápice, garantindo sua presença. O aço utilizado nessa escultura é de uma qualidade superior ao aço comum, uma vez que ele oxida para se proteger. Essa obra perdurará por séculos. Como um filho desta cidade, sinto-me imensamente honrado em ver meu trabalho exibido dessa maneira, para que todos possam admirar. Criei essa obra para aproximar os cidadãos da cidade da cultura do vaqueiro”, explicou.

O prefeito Colbert Martins destacou a importância do monumento do vaqueiro como um símbolo representativo da região rural da cidade e fez um apelo para que todos respeitem esse ícone significativo.

“Muitas pessoas na zona rural de Feira de Santana cavalgam e participam de vaquejadas, e esse monumento é uma representação fundamental disso. No dia de hoje, além de celebrar esse símbolo, também desejamos promover um renascimento da área rural de Feira de Santana. O monumento do vaqueiro retorna ao seu local de direito hoje. Peço a todas as pessoas que tenham o respeito merecido por esse símbolo. Infelizmente, algumas pessoas podem não desejar que esse símbolo seja a sua representação, mas espero que ele seja tratado com respeito e preservado”, enfatizou.

O secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho, ressaltou que a presença do monumento do vaqueiro enriquece ainda mais a cultura da cidade.

“Neste momento especial, celebramos a inauguração do monumento do vaqueiro, que representa a história de nossa cidade, de nossa Feira de Santana. Tínhamos outro monumento, mas infelizmente ele foi perdido devido ao vandalismo. Portanto, o compromisso da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi inaugurar um novo monumento do vaqueiro. Através dessa escultura, valorizamos ainda mais nossa rica cultura”, declarou.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142041 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário