Vaticano autoriza oficialmente bênção a casais do mesmo sexo

Decisão inédita estabelece bênção para casais do mesmo sexo, mas Igreja mantém oposição ao casamento homossexual.
Decisão inédita estabelece bênção para casais do mesmo sexo, mas Igreja mantém oposição ao casamento homossexual.

Na última segunda-feira (18/12/2023), o Vaticano emitiu uma decisão histórica ao oficialmente autorizar a bênção de casais do mesmo sexo e aqueles em “situação irregular” para a Igreja Católica. O documento, aprovado pelo Papa Francisco, especifica que essa bênção não deve coincidir com ritos civis de união e nem ser associada a eles. Pela primeira vez, a Igreja Católica abre explicitamente o caminho para a bênção de casais do mesmo sexo, marcando uma mudança significativa em sua postura. O texto esclarece que a bênção não seguirá um ritual específico para evitar confusão com o sacramento do matrimônio.

A decisão vem após tensões internas na Igreja, especialmente entre os conservadores, e cerca de seis semanas após o encerramento da Assembleia Geral do Sínodo para o Futuro da Igreja Católica, onde questões sobre a inclusão de pessoas LGBT+ foram debatidas. Embora a bênção de casais do mesmo sexo já fosse praticada em algumas regiões, esta declaração oficial é um marco significativo na postura da Igreja Católica em relação à comunidade LGBTQIA+. Apesar disso, o Vaticano reafirmou que considera a homossexualidade um “pecado” e manteve a impossibilidade de casais do mesmo sexo receberem o sacramento do casamento.

*Com informações da RFI.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário