STF mantém afastamento de desembargadores do TRF-4 ligados ao Caso Lava Jato

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou os desembargadores Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), envolvidos na Operação Lava Jato.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou os desembargadores Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), envolvidos na Operação Lava Jato.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou os desembargadores Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os magistrados, que atuaram na Operação Lava Jato, estão respondendo a uma reclamação disciplinar no CNJ.

Em abril, os desembargadores foram afastados por uma decisão individual do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que foi posteriormente ratificada pelo plenário do CNJ. No Mandado de Segurança (MS) 39701, Flores de Lima e Thompson Flores Lenz argumentaram que não havia fato grave ou recente que justificasse o afastamento e solicitaram uma liminar para retornar às suas funções.

Ao analisar o pedido, o ministro Flávio Dino não encontrou ilegalidades na decisão do CNJ e destacou que o caso envolve fatos recentes e a conduta funcional dos magistrados. Dino sublinhou a importância da atuação do CNJ, especialmente no contexto das anulações de processos da Lava Jato, afirmando que cabe ao conselho adotar medidas para evitar novas nulidades processuais decorrentes de má conduta de juízes.

O ministro também explicou que sua decisão poderá ser reavaliada após o CNJ concluir o julgamento, que poderá resultar na abertura de um processo administrativo contra os desembargadores.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 11043 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário