Deputada Graça Pimenta parabeniza Arquidiocese de Feira de Santana pela celebração dedicada a Senhora Sant’Ana

Deputada Graça Pimenta parabeniza Arquidiocese de Feira de Santana pela celebração dedicada a Senhora Sant’Ana nesta quinta-feira.
Deputada Graça Pimenta parabeniza Arquidiocese de Feira de Santana pela celebração dedicada a Senhora Sant’Ana nesta quinta-feira.
Deputada Graça Pimenta parabeniza Arquidiocese de Feira de Santana pela celebração dedicada a Senhora Sant’Ana nesta quinta-feira.
Deputada Graça Pimenta parabeniza Arquidiocese de Feira de Santana pela celebração dedicada a Senhora Sant’Ana nesta quinta-feira.

O município de Feira de Santana está em festa nesta quinta-feira (26/07/2012) devido as comemorações do dia de Senhora Sant’Ana, padroeira local. Para comemorar a data será realizada uma celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Sant’Ana às 10 horas e logo mais a tarde, às 16 horas, acontece a tradicional procissão de Senhora Santana pelas ruas da cidade.

A primeira dama do município e deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL) pela passagem da data. O documento de nº 14.463/2012 foi inserido na ata dos trabalhos da Casa. “Nesta data festiva parabenizo a Arquidiocese de Feira de Santana pela organização da festa dedicada à padroeira local, desejando que a cada ano as pessoas sejam cada vez mais tocadas pelo amor da Avó de Jesus”, declara a parlamentar.

A devoção local a Mãe de Maria e Avó de Jesus teve início no ano de 1732, quando o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora Sant’Ana. Situada no Alto da Boa Vista, localidade pertencente à freguesia de São José das Itapororocas, a edificação contribuiu para a religiosidade local e para o surgimento de Feira de Santana.

Nos arredores da capela, os comerciantes de gado formaram a “feira de Sant’Ana”, que impulsionou o povoamento local e deu origem ao nome da cidade. A edificação dedicada à Avó de Jesus teve ainda forte participação no cenário político feirense, pois foi nela que, em 1833, foram eleitos os primeiros vereadores. Nesta época, a capela já estava denominada de Sant’Ana dos Olhos d’Água da Feira, nome justificado pelo fato do terreno onde ela ter sido construída possuir diversas nascentes de água.

Em 1846 a sede da freguesia foi transferida de São José das Itapororocas para a capela. Período também em que foram realizadas as primeiras obras de melhoramentos na edificação. No dia 21 de julho de 1962 foi instalada a Diocese, fato que elevou a então igreja Matriz ao título de Catedral.

No ano de 2002 foi criada a Província Eclesiástica de Feira de Santana, e o nome da então Catedral de Sant’Ana passou a ser Catedral Metropolitana de Sant’Ana, cenário maior da festa. No mesmo período o Papa João Paulo II elevou a Diocese de Feira de Santana à categoria de Arquidiocese e o seu Bispo a dignidade de Arcebispo Metropolitano.

Graça Pimenta solicitou que a moção chegasse ao conhecimento do Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian; Bispo Emérito de Feira de Santana, Dom Silvério Albuquerque; Prefeito Municipal, Tarcízio Suzart Pimenta Júnior; e ao Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Francisco Neto.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10839 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário