Membros da CMB são homenageados no Dia do Maçom em Feira de Santana; Solenidade ocorre na Câmara Municipal e conta com palestra do grão-mestre Alexandre Monteiro

Ato e convite para sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana onde serão homenageados membros da CMB, durante edição 2023 do Dia do Maçom.
Ato e convite para sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana onde serão homenageados membros da CMB, durante edição 2023 do Dia do Maçom.

Sessão solene da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), agendada para às 19 horas desta terça-feira (22/08/2023), objetiva comemorar o Dia do Maçom, que transcorre neste domingo, 20 de agosto. A iniciativa é do vereador José Carneiro (MDB), autor do requerimento que propôs a atividade legislativa e que foi aprovada no plenário.  O encontro reúne representações da Maçonaria da Bahia, além de autoridades de diversos segmentos da sociedade feirense.

Segundo o vereador, o objetivo é envolver o Poder Legislativo em um reconhecimento público ao Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB), potência maçónica estadual sediada em Feira de Santana, pelos “relevantes serviços” prestados.

Serão homenageados, na ocasião, o empresário Reginaldo Bernardo de Souza, Past Master Imediato da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Luz do Serão, 1º Vigilante da A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros de York, membro da A∴R∴L∴S∴ Sabedoria, Luz e União e secretário de Orientação Ritualística da CMB. Outro membro da fraternidade a ser homenageado é o tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia Jáder Martins Marques da Silva, membro da A∴R∴L∴S∴ Luz do Sertão e presidente do Tribunal de Justiça da CMB. O evento conta com palestra do empresário Alexandre Monteiro, grão-mestre da CMB.

A Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade fraternal com raízes históricas profundas, conhecida por suas práticas ritualísticas e filosofia baseada em princípios morais e éticos. Originou-se no final do século XVI e início do século XVII na Europa, e desde então se expandiu para diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. A organização se concentra em valores como fraternidade, caridade, justiça e busca pelo conhecimento.

No Brasil, a Maçonaria tem uma presença significativa e influência em diferentes aspectos da sociedade. Suas lojas maçônicas funcionam como centros de discussão, aprendizado e desenvolvimento pessoal. A hierarquia dentro da Maçonaria é baseada em graus, com cada grau representando uma etapa no caminho de aprendizado e crescimento do maçom.

O Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB) é uma potência maçônica estadual, ou seja, uma jurisdição reconhecida dentro da Maçonaria brasileira. A CMB desempenha um papel importante na coordenação e orientação das atividades maçônicas na Bahia, oferecendo um espaço para que os maçons trabalhem em conjunto para alcançar objetivos comuns.

Os maçons frequentemente se envolvem em projetos de caridade, filantropia e ações sociais. A ordem também enfatiza o desenvolvimento moral e intelectual de seus membros, buscando criar líderes comprometidos com valores éticos e cívicos. As atividades e homenagens, como a mencionada na reportagem, são maneiras pelas quais a Maçonaria reconhece e celebra aqueles que têm contribuído de forma excepcional para a ordem e a sociedade em geral.

Leia +

Corporação Maçônica da Bahia celebra edição 2023 do Dia do Maçom com campanha de Unidade e Solidariedade

Sessão Solene no Congresso Nacional destaca contribuição da Maçonaria na Independência do Brasil

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário