Governos Lula e Jerônimo firmam acordo para modernizar processos administrativos da Bahia

Programa Nacional de Gestão e Inovação visa facilitar acesso de municípios baianos a soluções federais, com foco na eficiência e redução de custos.
Programa Nacional de Gestão e Inovação visa facilitar acesso de municípios baianos a soluções federais, com foco na eficiência e redução de custos.

No 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, realizado no Senai Cimatec de Piatã, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues, em conjunto com a ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e a presidente da Enap, Betânia Lemos, firmou um acordo de cooperação técnica para implementar o Programa Nacional de Gestão e Inovação na Bahia. O programa tem como objetivo principal modernizar e agilizar os processos administrativos, proporcionando maior eficiência e redução de custos para os municípios do estado.

Durante o evento, foi destacada a importância da qualificação da gestão pública e do fortalecimento das capacidades de promoção de serviços públicos. O acordo inclui a disponibilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação digital que elimina o uso de papel em processos e documentos administrativos. O superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, Luís Fernando Leite, ressaltou que a integração de dados e o uso de tecnologia marcam um novo momento para a máquina pública, promovendo uma melhor utilização dos recursos.

O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que as ações vão beneficiar especialmente as gestões municipais, reduzindo custos e tornando os serviços mais eficientes. Além da implementação do SEI, o acordo também prevê a adesão do estado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), possibilitando o acesso das prefeituras municipais a soluções do Governo Federal. A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, destacou a importância da municipalização da transformação digital, visando a economia financeira e ambiental.

Os servidores públicos passarão por um processo de capacitação para utilizar as novas ferramentas, através da Enap, que também disponibiliza cursos sobre transferências, prestação de contas e inteligência artificial. Outras iniciativas incluem a integração de serviços públicos oferecidos pelas prefeituras à plataforma do governo estadual e a adesão ao Obrasgov, do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), para gerenciar os fluxos dos processos de entregas públicas. Essas medidas visam promover melhorias na governança e nos serviços públicos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e buscando uma gestão mais eficiente e transparente.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10855 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário