Em palestra na UEPG, presidente da FENAJ defende regulamentação da mídia

Celso Augusto Schröder, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Celso Augusto Schröder, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Em palestra proferida na XXIII Semana de Estudos em Comunicação Curso de Jornalismo da UEPG, no dia 9 de outubro, o presidente da FENAJ, Celso Schröder, defendeu a regulamentação dos meios de comunicação no País. Schröder criticou os monopólios da mídia no Brasil e a ausência de leis para regulamentação da comunicação.

“Na comunicação, não temos estado democrático. Não conseguimos atribuir ao sistema de comunicação do Brasil a dimensão democrática que conseguimos atribuir a todas as outras áreas do País”. Nesse sentido, Schröder ressaltou: “A comunicação não é um negócio qualquer, como se produz parafusos, sabonetes. Ela é uma atividade que produz consciência”.

Professor do Curso de Jornalismo da PUC-RS, Schröder destacou que regulamentar a mídia não significa censurar meios de comunicação, mas permitir que seja plural e que dê voz a todos os segmentos da sociedade. “A informação é um bem público. O mais público de todos os direitos. Para garantirmos que seja pública, é preciso que [a comunicação] seja regulamentada”.

À tarde, o presidente da FENAJ pediu apoio ao deputado federal Sandro Alex (PPS/PE), de Ponta Grossa, ao projeto de lei federal em Defesa do Jornalismo, que tramita no Congresso Nacional e prevê a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. A reunião ocorreu no escritório do deputado Sandro Alex, que manifestou interesse em acompanhar a tramitação do projeto.

*Com informações da Agência de Jornalismo/UEPG.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142119 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário