Governador Rui Costa destaca convênio com 113 prefeituras com a finalidade de garantir alfabetização de mais de 100 mil pessoas

Governador Rui Costa comenta sobre convênios com as prefeituras como forma de melhorar os indicadores educacionais do município.
Governador Rui Costa comenta sobre convênios com as prefeituras como forma de melhorar os indicadores educacionais do município.
Governador Rui Costa comenta sobre convênios com as prefeituras como forma de melhorar os indicadores educacionais do município.
Governador Rui Costa comenta sobre convênios com as prefeituras como forma de melhorar os indicadores educacionais do município.

Na semana em que foram reiniciadas as aulas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado assina convênios com 113 prefeituras que beneficiam mais de 100 mil pessoas por meio do programa Todos pela Alfabetização, o Topa. A parceria, que foi divulgada pelo governador Rui Costa no programa Digaí, Governador!, será firmada em solenidade que acontece às 9h desta quinta-feira (09/07/2015), no auditório da Secretaria da Educação do Estsf, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões para que os municípios conveniados promovam a alimentação dos alfabetizandos, garantindo a permanência desses alunos em sala de aula. “Nós tivemos até aqui um milhão e duzentos mil baianos e baianas participando, indo para a sala de aula, e nós queremos seguir com esse programa, incentivando que pessoas que não foram alfabetizados possam ingressar no mundo das letras, no universo das letras, e possam com isso estimular que toda a família recoloque e revalorize a educação no primeiro plano, no patamar de absoluta prioridade”, disse o governador na entrevista.

Ainda sobre educação, Rui respondeu à estudante Beatriz Macêdo, uma das líderes de classe do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, que perguntou sobre o papel das lideranças na promoção de melhorias para as escolas. “Na impossibilidade de conversar com todos os alunos, nada melhor do que eleger alguns representantes dentro da escola e que a direção da Secretaria (da Educação) possa dialogar de forma mais permanente com esses líderes e, com isso, resolver os problemas e buscar as soluções que cada escola esteja vivenciando”.

Agenda da semana

No programa, Rui também falou sobre a agenda de trabalho desta semana. Nesta terça (7), ele entrega mais 932 unidades habitacionais em Feira de Santana, onde também inaugura o serviço de endoscopia digestiva do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade.

Na sexta (10), na cidade de Itacaré, ele inaugura a estrada de Taboquinhas, que vai encurtar a distância de quem segue da BR-101 para as praias da região sul do estado. No sábado (11), será a vez de Rui entregar o sistema de abastecimento de água na cidade de Itiruçu, “porque água de qualidade é condição absoluta para melhorar a saúde da população”, enfatizou o governador.

Para Rui, a reunião do Comitê Executivo do Pacto Pela Vida, que acontece na quarta-feira, é um dos destaques da agenda desta semana. Desta vez, lideranças religiosas foram convidadas a participar do encontro. O governador explicou que busca o envolvimento desses líderes para além do tema segurança pública: “Eu estou chamando, convidando todas as religiões para uma corrente do bem para que eles possam nos ajudar, tanto [no Pacto pela Vida, quanto] no Pacto Pela Educação, reforçando dentro de cada religião esse estímulo para a educação”. Ele destacou, ainda, que vai abrir as escolas estaduais e pedir à Secretaria de Educação que prepare um programa onde cada religião possa ter um espaço para se apresentar, “dando absolutamente liberdade para os jovens escolherem ou não a religião”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142119 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário